h1

Cuidados com sua conta de e-mail

02/06/2009

Alguns e-mails tipicamente contaminados:

  • Confirmação de voô da Gol na qual é solicitado que se clique em um link para a visualização do cartão de embarque. Em caso de dúvida, o site da Gol é http://www.voegol.com.br/Paginas/home.aspx e o telefone é 0800 704 0465.
  • Notificação de cancelamento de Título Eleitoral. A Justiça Eleitoral notifica por telegrama, e não por e-mail. Em caso de dúvida procure o Cartório Eleitoral da sua Zona Eleitoral. Atenção: Nem o TRE, nem o TSE cancelam Título Eleitoral: esta atribuição é do Juiz Eleitoral, daí ser recomendada a ida ao Cartório Eleitoral.
  • Notificação de irregularidade do CPF. A Receita Federal também não faz esse tipo de notificação por e-mail. Em caso de dúvida verifique a sua situação cadastral no site da Receita (http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/Fisica.htm ).
  • Links para conteúdo pornográfico. Simplesmente apague o e-mail sem clicar em links nem abrir anexos.
  • Notificações de recebimento de prêmios que pedem para clicar em links ou fornecer dados pessoais. Se você estiver de fato concorrendo em um concurso telefone para a empresa e verifique se a mensagem é verdadeira.
  • E-mails com anexos. Cuidado! Mesmo que o remetente seja alguém da sua confiança é possível que a conta desta pessoa esteja infectada e envie vírus automaticamente. Confirme com a pessoa se ela realmente te enviou aquele material.
Anúncios

One comment

  1. […] algumas dicas para reconhecer um e-mail falso. Na verdade, não é a primeira vez que falo sobre o assunto, mas é sempre bom repetir. Alguns dos principais indícios de um e-mail falso […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: