h1

A Importância de Divulgar Scams

12/01/2010

Como meus leitores habituais já sabem, tenho por hábito divulgar na íntegra cada scam que recebo em minhas caixas de e-mail. Algumas pessoas talvez se perguntem o porquê da minha insistência. A resposta é simples: muita gente até conhece o conceito de scam (embora talvez não conheça a palavra em si), mas fica na dúvida se determinado e-mail é ou não uma tentativa de golpe. Tenho percebido que a busca no Google por trechos desses e-mails – bem como pelos endereços de e-mail de origem da mensagem e para onde responder – é muito grande. Todos os dias recebo visitas no meu blog oriundas exatamente destas buscas (inclusive de pessoas de outros países, que usam recursos de tradução do Google). Isso é uma ótima notícia porque mostra que as pessoas estão consciente dos riscos de mensagens suspeitas e estão pesquisando na Internet primeiro, em vez de responder precipitadamente. Como a principal missão do Blog do Rodrigo Guedes sempre foi (desde a época em que ele estava hospedado no Blogger / Blogspot) a de ser uma fonte de conhecimento útil, continuarei com o meu compromisso de manter meus leitores informados. Além do mais, é difícil encontrar um site que divulgue e explique o que são scams. A maioria deles é em inglês (alguns estão na minha lista de sites recomendados, para quem se interessar). Então, estimado leitor, se você receber um e-mail suspeito pode contar comigo para tirar suas dúvidas. Basta postar um comentário que inclua um trecho do conteúdo (de preferência com o endereço de e-mail de origem). E lembre-se: jamais clique em links suspeitos!

Deixe um comentário

