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Scam – Contrato de Reembolso‏

21/01/2010

Segue um e-mail falso da Finasa / Bradesco. Repare em alguns detalhes típicos de scams: não contém meu nome (eles mandam a mesma mensagem para várias pessoas); pede dados pessoais (nenhum banco solicita tais dados por e-mail); contém um falso anexo, que na verdade é um link para um site de phishing (por razões de segurança eu quebrei o link); contém erros crassos (neste caso, eles sequer saber se tenho ou não uma conta no banco deles mesmos!).

Contrato de Reembolso‏
De:  9271.financeiro@finasa.com.br
  Risco médioVocê pode não conhecer este remetente.Marcar como confiável|Marcar como lixo
Enviada: quinta-feira, 21 de janeiro de 2010 3:46:05
Para:  



Anexo : Contrato368275723.doc (254 KB)


 

Boa tarde,

 

Sr.(a) ,

  

 

Em resposta ao contato efetuado através da Central de Relacionamento Finasa, informamos que será efetuado o reembolso no valor de R$, 550,73, referente  á Tarifa de Emissão de Carnê paga do contrato n°. 368275723.

 

Segue anexo o modelo de solicitacão para que V.Sa. nos informe por e-mail (9271.financeiro@finasa.com.br) ou FAX (11) 3207-3317, os dados do Banco, agência, conta, apondo sua assinatura, para que seja efetuado o respectivo crédito.

 

O prazo para que o crédito seja efetuado é de 7 dias úteis, mediante o recebimento da solicitacão devidamente preenchida.

 

Caso não possua conta corrente ou poupança, informar o código de uma agência Bradesco mais próximo para que o crédito seja efetuado através de Ordem de Pagamento*.

 

*Ordem de Pagamento: disponibilizacão do valor na agência informada.

 Para saque será necessário a apresentacão do CPF e RG diretamente no caixa.

 

 

Atenciosamente,

 

 

 

 

Bradesco Financiamentos

8041 /MATRIZ

Departamento de Suporte a Manifestacões e Ações Cíveis

Gabriel Cipriano Bezerra

FAX: (11) 3207-3317.

 


AVISO LEGAL
Esta mensagem é destinada exclusivamente para a(s) pessoa(s) a quem é dirigida, podendo conter informação confidencial e/ou legalmente privilegiada. Se você não for destinatário desta mensagem, desde já fica notificado de abster-se a divulgar, copiar, distribuir, examinar ou, de qualquer forma, utilizar a informação contida nesta mensagem, por ser ilegal. Caso você tenha recebido esta mensagem por engano, pedimos que nos retorne este E-Mail, promovendo, desde logo, a eliminação do seu conteúdo em sua base de dados, registros ou sistema de controle. Fica desprovida de eficácia e validade a mensagem que contiver vínculos obrigacionais, expedida por quem não detenha poderes de representação.

LEGAL ADVICE
This message is exclusively destined for the people to whom it is directed, and it can bear private and/or legally exceptional information. If you are not addressee of this message, since now you are advised to not release, copy, distribute, check or, otherwise, use the information contained in this message, because it is illegal. If you received this message by mistake, we ask you to return this email, making possible, as soon as possible, the elimination of its contents of your database, registrations or controls system. The message that bears any mandatory links, issued by someone who has no representation powers, shall be null or void.


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18 comentários

  1. Meu DEUS…cai também!Mas me diga Rodrigo,como aconteçe isso,eleschegala receber o reembolso,porque segundo a central da finasa,foi depositado em minha conta,mas examinando extratos desde a data que me foi passada,não tem depósito nenhum desta empresa e nem do valor que me foi passado.Liguei varias vezes na central e a resposta é sempre a mesma…a atendente passa para o supervisor que passa para o orgão responsavel que não passa para lugar nenhum e fico sempre no vácuo…rs é até engrassado…será que a finasa sabe disso ou faz parte da gangue…???Ah,obrigada pela ajuda…


    • A Finasa não tem nada a ver com o caso. Estão usando o nome da instituição indevidamente. Se você chegou a fazer algum depósito entre em contato com o seu banco, explique o caso e pergunte se tem como desfazer a transação. E registre um boletim de ocorrência (B.O.) em uma delegacia.

      Boa sorte!


  2. antes liguei e deichei meu email com o atendente ai ele me diz que ia me enviar por email,mandou preenchi e mandei,ai liguei la no finasa eles confirmaram,que receberam o email que mandei,com 7 dia fui na ag.bancaria e rcebi,ma liguem no o800 do finasa pra confirma.ok


    • Sempre ligue antes para confirmar porque esse tipo de pedido de dados por e-mail é em 99% dos casos uma fraude.

      Abraço!


  3. puxa vida que vergonha eu cai direitinho estava enviando fax e tudo, obrigado


    • Não há de que se envergonhar: muita gente cai em golpes desse tipo. Por isso me preocupo tanto em divulgá-los aqui no Blog do Rodrigo Guedes para que o máximo possível de pessoas tomem ciência e não sejam enganados.

      Abraço!


  4. Gostaria de parabeniza-lo pelo blog e tbm por esta prestação de serviço, vejo q foram muitos q receberam este mesmo email eu tbm recebi e resolvi pesquisar no google e me deparei com este blog maravilhoso. É possivel q esses pilantras tenha conseguido meu email através de um anuncio q coloquei em um classificado da DIGIZAP ak de minha cidade Natal-RN? Desde já agradeço por nos ajudar tirando nossas duvidas. tenha uma boa noite e um bom final de semana.


    • Nadja, muito obrigado pelos elogios!

      Existem diversas formas de golpistas conseguirem nossos e-mails. A mais comum é através de correntes. Sempre que alguém manda uma corrente contendo os endereços de e-mail no campo “Para” todos os que receberem a mensagem terão acesso a lista inteira de e-mails. Por isso o mais recomendado é que quando enviar e-mails para mais de uma pessoa ao mesmo tempo use o campo “Cco” (Cópia Carbono Oculta). Assim os endereços de e-mails permanecem ocultos.

      Mas isso não elimina a possibilidade de que eles tenham simplesmente pego seu e-mail no referido classificado.

      A saber: o provedor de e-mail que tende a receber mais spams é o Hotmail, segundo uma pesquisa que eu li.

      Abraço!


  5. Recebi este mesmo tipo de email. como tenho curiosidades, percebi que vc tem um blog legal. então resolvi pesquisa.
    Saão pilantras querendo dados para fazer clonagem de cartão.
    Quero agradecê-lo. Um forte Abraço
    Alexandre – Recife-PE
    PM -PE


  6. Eu recebi no dia 20/01 mas só ví hoje, liguei para a Finasa informando do e-mail e a atendende me disse que eles não enviam e-mail desse tipo…sacanagem né, resolvi pesquisar o nome do idiota que constava na mensageme achei o teu blog. Valeu mesmo. Muito obrigada!!!!


    • De nada, Lú! Fico feliz em ajudar! Ainda bem que você pesquisou primeiro… Infelizmente muita gente se deixa levar pelo susto e acaba caindo no golpe.

      Abraço!


  7. Caramba,recebi um email deste agora,ainda bem que resolvi pesquisar,puxa os caras são sinistros manda esses emails pra acabar com o computador e enganar as pessoas!Obrigado


    • De nada. A Missão do Blog do Rodrigo Guedes é justamente essa: levar informações úteis às pessoas.

      E-mails deste tipo estão longe de ser algo raro, mas este particularmente está se espalhando muito rápido! Ainda bem que eu publiquei logo, tem um monte de gente acessando meu blog justamente por terem procurado informações sobre este golpe (eu sei disto porque o WordPress nos diz, sem informar os nomes, como as pessoas chegam nos nossos blogs – através do link de determinado site, que palavras buscaram no Google etc.).

      Lembre-se de sempre que receber um e-mail suspeito fazer uma pesquisa. Ou então deixa um recado aqui que eu te ajudo.

      Abraço!


  8. Recebi um e-mail desse agora a pouco resolvi pesquisar na net e encontrei o teu blog, imediatamente exclui e apaguei da lixeira corro algum risco assim mesmo? obrigada e ótima tarde.


    • Não, Liliana. Pode ficar tranqüila. O perigo ocorre quando você clica em algum link do e-mail malicioso ou (o que é pior ainda) envia seu dados pessoais. Se precisar tirar alguma dúvida pode contar comigo.

      Ótima tarde para você também! Abraço!


  9. Olá, recebi hoje um email desses, entrei em contato com a central da FINASA o rapaz que me atendeu não sabia exatamente, mas verificou que o numero de telefone não existia na relação deles, agora o que me deixou cismado foi que ontem entrei em contato com a central da FINASA para tratar de outro assunto e recebi o email no dia seguinte, será que eles estão conseguindo saber as pessoas que se comunicam com a FINASA.

    valeu a dica, obrigado


    • Ney, eu também recebi este e-mail hoje e pelo que parece não fomos os únicos. Pouquíssimos minutos após a publicação desta postagem comecei a receber visitas aqui no Blog do Rodrigo Guedes por meio de buscas no Google referentes a este mesmo golpe. Creio que o fato de você ter entrado em contato com a FINASA ontem tenha sido mera coincidência porque eu nunca falei com eles e recebi o e-mail também. E sabe o que me preocupa? É que, ao contrário da maioria dos scams, este é muito bem elaborado (embora tenha algumas falhas, conforme citei no artigo). Inclusive, o e-mail de origem tem final @finasa.com.br. Embora este não seja realmente o endereço do site da FINASA, é um endereço que redireciona para lá, o que me faz suspeitar que este não seja um golpe planejada por simples ladrões, mas por hackers que talvez tenha conseguido algum nível de acesso aos bancos de dados da instituição. Tome muito cuidado com e-mails deste tipo. Se tiver alguma dúvida pode me perguntar, estou aqui para ajudar. Se eu não souber te responder, procurarei alguém que saiba. Quanto mais pessoas estiverem cientes destes golpes, mais difícil será aplicá-los e menos freqüentes serão estes e-mails.

      Abraço!



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