h1

Motivational Poster – Ideologia

25/01/2010

 

Para quem não entendeu:

De acordo com a Wikipédia (que não é a fonte ideal, mas nesse caso serve razoavelmente bem para explicar o que eu quero dizer):

“Ideologia é um termo que possui diferentes significados e duas concepções: a neutra e a crítica. No senso comum o termo ideologia é sinônimo ao termo ideário (em português), contendo o sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas. Para autores que utilizam o termo sob uma concepção crítica, ideologia pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento (persuasão ou dissuasão, mas não por meio da força física) de forma prescritiva, alienando a consciência humana.”

Quando eu digo que não quero uma ideologia para viver estou falando no sentido de dominação, daí ter ilustrado o pôster com três figuras históricas que se impuseram através da alienação (em vez de usar a imagem do Ghandi, por exemplo, que era um homem com ideais muito firmes, mas que nunca tentou impôr sua visão de mundo dessa forma).

A propósito, para os patrulheiros ideológicos de plantão que de tempos em tempos aparecem querendo “passar sermão” e se achando revolucionários em luta por um mundo melhor (a maioria esmagadora é tão grosseira que me vejo, a contra-gosto, obrigado a bloquear seus comentários puramente ofensivos): reparem que marquei nas tags “humor”, e não “política” ou “crítica”. Querem saber o por quê? Porque isso é só uma crítica leve e bem humorada, uma conversa de bar, por assim dizer. Aprendam a rir de vocês próprios (no bom sentido). A vida é muito mais do que seguir as ordens do “líder”. Sem ofensa, mas vocês acham que estão “acordados”, mas são muito mais alienados do que um fã do Big Brother (estes pelo menos não passam o dia na internet “caçando” quem fala mal do Pedro Bial…). Pensem nisso.

10 comentários

  1. I truly appreciate this blog article.Really looking forward to read more. Much obliged.


  2. como podem falar mau do Hugo chaves…se voces nunca tiveram na venezuela…eu não entendo…é um absurdo…as pessoas estão tampadas…vivem hipnotizadas…é ridiculo…99% que voces aprendem na tv meninos…é mentira!!! cresçam…porque do contrário esse pais em que estamos vai sucumbir ….


  3. cara voces vivem na merda e chamam isso de DEMOCRACIA,isso é a democracia da mentira,hoje em dia qualquer pessoa que se levante contra o imperialismo americano e europeu é chamado de tirano…os bobos ( com todo respeito…vocês!!!! ) aqueles que acreditam em tudo que veem na tv especialmente na GLOBO,é de lamentar…falta cultura nas pessoas..vejam esse link de
    José Saramago – falsa democracia http://www.youtube.com/watch?v=m1nePkQAM4w – nos paises tidos e governados por lideres que são críticados como tiranos…não há pobreza,miséria,fome,falta de educação e trabalho,saude e transporte…nos paises onde reside a falsa democracia…só existe democracia para os políticos vagabundos ladrões que te obrigam a votar neles…e les somente fazem e extrair do povo todo o seu direito de liberdade e de vida como também de dignidade…parem de acreditar no que vem na tv…busquem mais informações no google…a internet quasse ainda não está censurada…não existe maiores ditadores que o que impõem os judeus aos pelestinos,os judeus e os americanos aos paises latinos americanos e de terceiro mundo em geral…cade a dignidade das pessoas que vivem na africa…que é que o imperialismo faz por eles…maso imperialismo se mete nos paises que há petroleo…para matar os seus lideres e roubar os seus produtos.hoje os americanos estão econo,miamente quebrados assim como tambem alguns paises europeus…fruto da ganancia e do ódio…e les como aves de rapina tem que espreitar suas pressas nos paises pobres mas ricos como a LIBIA.


  4. O ser humano nasceu para ser livre e não para ser cobaia de Ditadores. Regime Ditadorial já era!
    A democracia é a ensência da vida!
    Não entendo porque o nosso Presidente elogia tanto o Fidel Castro, pois aquele regime de Cuba não chega a lugar nenhum. Lá, a pobreza é muito grande.


    • Você levantou uma questão importante: o que é que o Presidente de um País (teoricamente) Democrático como o Brasil faz apoiando Ditaduras? Resposta simples: por pura ideologia. O Lula faz parte de uma geração que acreditava que era importante seguir uma ideologia, não importa quanto sofrimento ela traga à Humanidade. Por isso sou contra ideologias. Sou a favor da Razão, do Pensamento Crítico.

      Abraço!


      • olha e vejam como acabaram os ultimos 5 generais que governaram esse pais…o patrimonio de cada um deles…o que eles deixaram,e comparem com qualquer politico hoje em dia da nossa tão famosa democracia…por favor…estudem mais…saiam da frente da tv!!!


        • Vamos por partes, Alejandra:

          1) Realmente isso aqui é uma democracia de mentira. Você está certíssima nesse ponto.

          2) A mídia mente o tempo todo, com certeza, mas você acha que o que o Governo tenta nos empurrar é verdade? Nosso Governo só defende o Chávez porque eles estão ideologicamente alinhados, e esse é o ponto principal na minha crítica: que as pessoas que se autointitulam “idealistas” são, via de regra, escravos que obedecem cegamente a uma linha de pensamento que lhes é imposta por algum “Guia Genial dos Povos”, “Füher”, “Grande Timoneiro”, ou seja lá o que for. É óbvio que quando eu falo que não quero uma ideologia para viver estou falando nesse sentido. É uma pena que algumas pessoas não tenham entendido.

          3) Se não podemos falar mal do Chávez por nunca ter visitado a Venezuela, tampouco poderíamos falar mal do Hitler sem ter visitado a Alemanha Nazista, se formos seguir essa linha de pensamento. Não é necessário visitar fisicamente um local para saber que ele é governado por um tirano.

          4) Que a corrupção aumentou drasticamente desde que acabou o Regime Militar não há dúvidas. Não que eu seja favorável àquele regime, mas é fato notório de que nenhum General sai milionário (como acontece freqüentemente hoje em dia com nossos políticos).


  5. São todos ditadores de tempos sombrios.

    Um abraço,

    Gustavo


  6. Todos estes ditadores representa tempos nebulosos que o mundo vive e viveu. Eles representam o atraso.

    Um abraço,

    Gustavo

    http://www.gustavoinacio.wordpress.com



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: