h1

Dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra

20/11/2010

Hoje, dia 20 de novembro, é Dia da Consciência Negra (e Dia de Zumbi). Hum… Dia da Consciência Negra… Tem algo neste conceito que me deixa desconfortável. Antes que algum fanático venha dizer “Ih! Lá vem mais um tucano da elite paulista pregar o racismo”, deixe eu explicar. Para começar, não sou nem tucano, nem rico, nem paulista, nem racista.

Apesar da minha Certidão de Nascimento dizer que eu sou branco, na verdade eu sou moreno, como o caro leitor pode ver pela minha foto no blog (eu fui ficando mais escuro com o tempo, igual ao Ziraldo) e já fui agredido verbalmente por causa da cor da minha pele. Então que nenhum ignorante venha me chamar de racista.

O problema com o Dia da Consciência Negra, ao meu ver (e até o momento o Brasil ainda é um país onde um cidadão pode expressar sua opinião), é justamente criar uma divisão entre negros e brancos. Cientificamente falando, já está mais do que provado que a Espécie Humana não é dividida em “raças”.

Raças… Credo! Só de ouvir esta palavra neste contexto já me faz lembrar de Adolf Hitler e suas idéias cretinas de classificação de Humanos por este critério tão arbitrário.

Não que eu seja ingênuo de acreditar que o racismo não exista. É claro que ele existe. Mas quando o próprio Governo apóia esta teoria de divisão da Humanidade em “raças” podemos ter certeza de que as coisas não vão melhorar. Como eu já falei antes (clique aqui para ler o artigo), sou contra esse negócio de cotas raciais. Não voltarei a este assunto, mas o citei apenas como mais um exemplo de como o Governo tenta nos dividir. Será que a intenção é boa? Vindo do Governo, eu duvido. E que fique claro que isso não é uma crítica apenas ao Governo atual, porque desde o princípio o Brasil teve sua política fundamentada na corrupção.

O ponto é que, ainda que a intenção possa ser boa, o efeito é muito ruim. Creio que as pessoas deveriam parar de olhar para aquilo que nos faz diferentes (neste caso, a cor da pele) e começar a reparar mais no que nos torna iguais.

Deixe um comentário

