h1

Dicas para passar em Concurso Público

29/03/2010

Seguem algumas dicas para passar em Concurso Público:

  • Estudar com freqüência é mais importante que estudar por longas horas uma ou duas vezes no mês.
  • O medo é seu maior inimigo. Tenha confiança em você.
  • É um chavão meio batido, mas é verdade: “Concurso não se faz para passar, se faz até passar”.
  • Geralmente é uma boa idéia se concentrar em Concursos parecidos. Por exemplo, se você fizer as provas do TRE, TJ, MPU e outros similares verá muitas matérias em comum, tais como Direito Constitucional e Direito Administrativo.
  • Procure por provas anteriores do Concurso que você pretende fazer.
  • Assine a Folha Dirigida, porque realmente vale a pena (obs.: não estou ganhando nada para dizer isso, apenas estou compartilhando a boa experiência que tenho com essa publicação).
  • Se o seu orçamento permitir, faça um curso preparatório. Se o dinheiro for curto não se preocupe: cursos preparatórios ajudam muito, mas não são estritamente necessários.
  • Se quiser ter uma noção de como é trabalhar para o Governo, pergunte para alguém de lá (eu, por exemplo).
  • Não “viaje na maionese” achando que serviço público é moleza. Tem dias que até que são tranqüilos, mas na maior parte do tempo é uma correria tremenda.
  • Se for fazer uma prova de Nível Médio não caia nessa de “vou me inscrever para o Órgão X, porque é de uma área que eu gosto”. Quando você é um Técnico (denominação genérica para Funcionários Públicos de Nível Médio / 2º Grau) você atua basicamente na parte administrativa. Assim, não faz muita diferença entre estar nos Correios ou no Banco Central (é claro que estou falando das atividades executadas).
  • Nunca deixe alguém dizer que você não é capaz!
  • Nunca pare de tentar até que você alcance a vitória!
  • Se possível, estude também por meio de provas de Concursos anteriores do Órgão o qual você almeja.

Por fim, desejo a todos vocês concurseiros meus mais sinceros votos de boa sorte! Qualquer dúvida, é só me perguntar. Não tenho todas as respostas, mas as que eu tenho compartilho de bom grado.

26 comentários

  1. Rodrigo estou me preparando para os concursos da ANAC e da PRF pois são ambas de níveis federais e em áreas de que gosto. Prefiro sim tentar o que tenho mais jeito para a coisa pois tem diferença trabalhar em bancos trancados em um escritório e cheio de contas e contabilidade para fazer do que estar num serviço mais dinâmico como a polícia rodoviária ou especialista e técnico de regulação de aviação civil. Quero dar aos concurseiros uma dica que está me ajudando muito: as videoaulas no Youtube principalmente, tem muitas gratuitas inclusive mesmo nos sites de cursos preparatórios. São bem mais interessantes e motivadoras do que simplesmente ler um texto cansativo durante horas. Assistam, tenham um caderno com diversas matérias para cada uma do concurso, façam anotações, provas de concursos anteriores e leiam para gravar o conteúdo. Não estudem só para a prova mas prefiram uma área de que gostam, pois aí o aprendizado fica mais prazeroso. Sou um forte defensor de que a gente tem que procurar uma área de que mais gostemos e outra dica boa é procurar saber antes como é o dia a dia no órgão ou entidade em que pretendem entrar. Quem faz algo de coração se diferencia dos demais que fazem só pelo salário.


  2. Olá,Boa Noite
    Queria saber se voçe pode me ajudar pois não sei o que fazer quero muito fazer o concurso da CEF e estou com medo será que é muito dificil ?


    • Bom dia, Kassia. Desculpe pela demora na resposta (o blog está meio abandonado…). Mas respondendo sua pergunta, todo Concurso Público tem uma boa dose de dificuldade, mas o importante é manter a disciplina nos estudos e não desistir jamais.


  3. Olá, estou desesperada para passar em um concurso. Faço faculdade, mas não estou gostando do curso, não quero ficar sendo sustentada pelos meus pais. Já passei em um concurso uma vez, classifiquei mas não fui chamada. Quero estudar para o BB e CEF, como me preparar???. Me ajuda!
    Abraço!!!


    • Oi, Jessica! Para se preparar, siga as dicas deste artigo que escrevi. Foi me baseando nessas técnicas que consegui entrar no Serviço Público. No caso desses 2 concursos que você citou, estude muita matemática, principalmente matemática financeira. Quanto a esse concurso que você diz que se classificou, confira se foi isso mesmo ou se você apenas passou*. Existe um entendimento no meio jurídico de que se você se classificou e não for chamada pode entrar na Justiça para exigir sua admissão. Nesse caso, consulte um advogado para maiores informações.

      Boa Sorte!

      * Passar é tirar a nota mínima exigida. Se classificar é ficar dentro do número de vagas oferecidas.


  4. Nossa … meus mais sinceros parabéns .Seu blog tem tudo o q proucurava ; concerteza me tirou varias duvidas .
    Rodrigo tenho 16 anos e creio eu q vc tambem tenha passado pelo mesmo que estou passando:
    A incrivel duvida da profissão …
    Me responda por favor qual profissão voce juga como a do futuro .
    Gosto muito deler


    • … porem sou muito habil a matematica
      me ajuda por favor … se fosse vc quem tivesse 16 anos ,o que pensaria em fazer e porque.
      Obrigado


      • Muito obrigado, Weversson!

        É difícil dizer qual é a “profissão do futuro”. A área que estudo (Ciência da Computação) é uma forte candidata. Engenharias em geral (principalmente a Civil) também são fortíssimas em termos de empregabilidade. Entretanto te recomendo de coração que faça o que gosta e não o que oferece mais vagas de emprego. Eu sei que isso parece fantasioso, mas não é. Quem faz o que gosta faz bem feito e se destaca no mercado, enquanto quem só se preocupa com número de vagas acaba escolhendo uma carreira com a qual não se identifica e passa a vida inteira como um empregado mediano, sem sair do lugar. Lute pelos seus sonhos e nunca deixe que te digam que eles não valem a pena!

        Abraço!


  5. Hello There. I found your blog using msn. This is a very well written article. I will be sure to bookmark it and return to read more of Dicas para passar em Concurso Público Blog do Rodrigo Guedes . Thanks for the post. I will definitely return.


  6. Rodrigo, legal que vc ajuda a tirar nossas dúvidas.
    Vou fazer o concurso da caixa nível medio e não faço a menor ideia do que cai nesse concurso,vc pode me dar um resumo dos assuntos mais importantes que eu tenho que estudar.?
    obrigado.
    Chaiani


    • Chaiani, o ideal é ver no Edital, porque lá que tem todos os detalhes. Mas para te adiantar, alguns dos assuntos que devem cair na prova são: Língua Portuguesa, Matemática, Informática, Conhecimentos Bancários, Atualidades e o Estatuto da Caixa. Procure na internet por provas de Concursos Anteriores – ajuda bastante.

      Boa sorte! Espero que você consiga a vaga.

      Abraço!


  7. Olá Rodrigo gostei muito do seu blog
    vou fazer a prova para caixa economica
    vou fazer um preparatorio ,essa será o primeiro
    concurso que vou prestar , vc acha que tenho mais chances fazendo o preparatorio?


    • Camila, fazer um bom curso preparatório aumenta bastante as suas chances. E procure provas de Concursos anteriores da Caixa.

      Obrigado pelo elogio!

      Boa sorte!

      Abraço!


  8. Boas dicas Rodrigo, também não estudo só para passar mas para ter conhecimento. O mal da maioria dos alunos é só olhar para a nota e se preocupar com a prova. No curso de inglês por exemplo, tenho a segunda maior nota mas o que me preocupa mesmo é falar fluentemente. Foi bom esse esclarecimento sobre a área administrativa. Mas eu ainda prefiro trabalhar no que gosto e ter realização profissional, por isso muitos cargos com excelente salário não me atraem. Não gosto de ficar no mesmo lugar dentro de um escritório, sou mais dinâmico.


  9. Oi Rodrigo!

    Bom demais o seu blog! Então já que vc se dispos a ajudar eu quero muito algumas dicas suas.
    Eu me formei em 2002 em direito e sempre trabalhei como advogada. Só agora eu decidi que quero prestar concurso.
    Vamos lá:
    Vc acha que eu tenho mais chance de prestar um concurso pra nível intermediário? Tem alguns que os salários são bons e que nas provas cai muita matéria de direito, o que me faz pensar que eu teria mais chance que um concursando de 2 grau apenas.

    Se vc nao acha isso então eu devo prestar para os que exigem formação em nível superior. Nesse caso, vc acha que se eu prestar uma prova que exige curso superior em qualquer area eu teria mais chance do que se eu prestasse concurso para apenas os que exigem para a area do direito? (eu pergunto isso porque eu tenho uma impressao que quem é de nivel superior e tenta concurso, na maioria deles são formados em direito… e isso me faz pensar que eu teria mais chance).

    Se puder me ajudar Rodrigo.. seria eternamente grata… porque eu tenho que me decidir para já orientar para qual concurso eu vou tentar.


    • Oi, Mirian!

      Obrigado pelo elogio! É um prazer ajudar.

      Vamos lá: sendo formada em Direito, você tem uma oportunidade de ouro nas mãos! Para quem quer seguir uma carreira pública não tem nada melhor. Como você já conta com mais de 2 anos de prática forense as suas melhores opções são os Concursos para Juiz e para Ministro do Ministério Público. Além de pagarem os melhores salários, são as carreiras onde se tem o maior potencial de “fazer a diferença”. É claro que são Concursos extremamente difíceis, mas para quem teve fibra para concluir um curso difícil como Direito e passar no famoso exame da OAB deveria ao menos tentar algumas vezes. Outra opção seria lutar por uma vaga de Delegado.
      Entretanto, se você não se sentir confiante para fazer as provas supracitadas (ou tiver algum outro motivo para tal) você pode perfeitamente lutar por uma vaga de Nível Médio. Com a sua formação, você teria uma grande vantagem. Apenas tenha cuidado para não subestimar seus adversários. Pelo que tenho observado, os bacharéis em Direito não chegam a se constituir a maioria entre os “concurseiros” (me parece que o número de Administradores é bem maior), o que é outro ponto a seu favor.
      Eu, se fosse você, não teria dúvidas em voltar meu foco para os cargos de Juiz ou Ministro do MP, mas se tem uma coisa que a vida me ensinou é que o mais importante é seguir seu coração e fazer o que te faz feliz.

      Espero ter ajudado.

      Tudo de bom para ti! Abraço!


    • Mirian, mais uma coisa: caso tenha interesse, também mantenho um outro blog de utilidades, o Fatos sobre o Brasil:

      http://fatossobreobrasil.wordpress.com/

      Como se pode deduzir pelo nome, evito dar opiniões pessoais (estas eu guardo para o presente blog) e procuro me limitar a divulgar algumas informações sobre nosso país de forma imparcial. Por exemplo: recentemente, por causa das Eleições vindouras, publiquei links para a legislação pertinente.


  10. Rodrigo gostaria de saber o significado de Ministério da Pesca e A quicultura


    • Viviane, segue a definição oficial do Órgão:

      “A Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República– SEAP/PR – foi criada pelo atual Governo Federal por meio da Medida Provisória nº 103, de 1º de janeiro de 2003, em seu art. 1º, § 3 , IV. Cabe à SEAP “assessorar direta e imediatamente o Presidente da República na formulação de políticas e diretrizes para o desenvolvimento e o fomento da produção pesqueira e aqüícola e, especialmente, promover a execução e a avaliação de medidas, programas e projetos de apoio ao desenvolvimento da pesca artesanal e industrial, bem como de ações voltadas à implantação de infra-estrutura de apoio à produção e comercialização do pescado e de fomento à pesca e aqüicultura, organizar e manter o Registro Geral da Pesca previsto no art. 93 do Decreto-Lei nº 221, de 28 de fevereiro de 1967, normatizar e estabelecer medidas que permitam o aproveitamento sustentável dos recursos pesqueiros altamente migratórios e dos que estejam subexplotados ou inexplorados, bem como supervisionar, coordenar e orientar as atividades referentes às infra-estruturas de apoio à produção e circulação do pescado e das estações e postos de aqüicultura e manter, em articulação com o Distrito Federal, Estados e Municípios, programas racionais de exploração da aqüicultura em águas públicas e privadas, tendo, como estrutura básica, o Gabinete, o Conselho Nacional de Aqüicultura e Pesca e até duas Subsecretarias. ”

      Fonte:
      http://www.mpa.gov.br/mpa/seap/html/sobre_secretaria/index.htm


  11. Uma frase interessante que eu ouvi é “concurso público é uma fila, você pode estar lá atras, mas uma hora sua vez chega”


  12. bom dia Rodrigo, gostei do seu blog, estava lendo uma matéria no blog do Dr. Aldo e vi seu endereço, vi as dicas para concurso, terminei a minha graduação agora, trabalho na área mas sempre quis prestar concurso, mas queria ter um tempo para me dedicar e estudar só pra isso, os concursos públicos se repetem anualmente ou não? Quero prestar para nível de graduação, tem alguns que não exigem nenhum tipo de curso e apenas que tenha graduação e qual o melhor site para eu ficar por dentro dos concursos? Obrigada


    • Oi, Ivone! Que bom que você gostou do meu blog!

      O blog do Dr. Aldo é realmente excelente, mas é uma pena que ele nunca tenha tempo de responder às perguntas que fazem para ele. Por isso me coloquei à disposição para ajudar no que for preciso. Não sou advogado como ele, mas conheço o assunto por dentro já que sou funcionário público concursado.

      Bom, vamos às suas perguntas:

      1- Os Concursos Públicos não se repetem necessariamente com a mesma regularidade. Depende da necessidade que cada órgão tem em contratar mais mão-de-obra. Mas é sempre bom continuar estudando.

      2- Muitos cargos exigem apenas “Nível Superior em qualquer área”, ou seja, vale até ser graduado em Carnaval. rsrsrs. É sério, existe essa graduação… Mas os melhores cargos são para os graduados em Direito.

      3- Existem muitos bons sites para se informar sobre Concursos Públicos, mas os melhores que conheço são (nessa ordem) o da Folha Dirigida (a maior parte do conteúdo é pago, mas vai por mim: vale muito a pena) e o PCI Concursos (é grátis, mas não tem os mesmos recursos que a Folha Dirigida).

      Se tiver qualquer dúvida é só perguntar. Se eu não souber te responder, pode ter certeza que serei franco contigo – não sou do tipo que finge saber o que não sabe.

      Boa sorte!



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: