h1

Indícios de Falsos E-mails

19/01/2010

Recebeu um e-mail e desconfia se ele é verdadeiro ou não? Neste artigo vou dar algumas dicas para reconhecer um e-mail falso. Na verdade, não é a primeira vez que falo sobre o assunto, mas é sempre bom repetir. Alguns dos principais indícios de um e-mail falso são:

  • E-mail em inglês quando você não conhece nenhum estrangeiro nem solicitou newsletters em site no idioma.
  • Pede para você clicar em um link. Geralmente o link é para algum site com endereço parecido com o de alguma empresa famosa (por exemplo, o site verdadeiro é .com e o falso é .com.br ou .net…) ou então o link vai para um site diferente do indicado (para saber o destino verdadeiro basta olhar na barra de status, caso você use o Internet Explorer).
  • E-mails com notícias chocantes, como a morte de uma celebridade são quase sempre falsos. Na melhor das hipóteses são Hoax (boatos virais de internet). Na pior são Scams.
  • Muitos tentam te preocupar dizendo que seu CPF será cancelado ou que uma compra foi aprovada em seu nome. Nunca responda a um e-mail desses. Se for assunto relativo ao Governo, saiba que isso nunca é notificado por e-mail, mas sim por telegrama (quando é avisado…). Se for relativo a uma compra ou algo do tipo, entre em contato com a empresa (mas não através de links deste e-mail) e peça esclarecimento.
  • Links para pornografia. Vírus na certa!
  • E-mails de desconhecidos com anexos. Com sorte são Hoax. Mas o mais provável é que sejam vírus.

Algumas considerações:

  • Não confie cegamente em e-mail de gente que você conhece. O computador do seu amigo pode estar infectado e ele nem saber. Na verdade, há Malwares que enviam e-mails automaticamente sem que o dono do computador saiba.
  • Na dúvida, copie um trecho de tamanho razoável (umas 10 palavras) do e-mail e jogue no Google. Veja se o resultado aparece em algum site que divulgue scams (como o Blog do Rodrigo Guedes). Se ainda assim a dúvida persistir, copie o e-mail na íntegra e cole como um comentário aqui. Se for falso, além de te avisar, publicarei o conteúdo para alertar às outras pessoas. Se for verdadeiro (nada impede que você ganhe mesmo um grande sorteio), eu te avisarei (sem publicar seu e-mail, para que não sirva de molde para possíveis golpistas que por ventura estejam lendo este artigo).
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: